Oscar: Origem e História da maior premiação da Sétima Arte

O Oscar apresenta sua 89° edição no dia 26/02

No próximo domingo (26/02), ocorrerá a 89° edição do maior prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o Oscar - a não ser que você seja britânico ou simpatizante do "God save the Queen", aí seria o BAFTA. Já que esta semana o maravilhoso moderador #Skar publicou a resenha do livro "Extraordinário" - que você, leitor, devia ler - trarei um pouco da história dessa premiação, foco de tanto almejo e atenção dos cinéfilos ao redor do mundo.



 A primeira edição do Oscar foi ideia de Louis B. Mayer, chefe do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) e ocorreu em 1929, premiando filmes de 1927 e 1928. A academia - responsável pela premiação - surgiu dois anos antes, em meados de 1927. Constituída por cerca de 6.000 integrantes, na época, ocorreu no Hotel Roosevelt, LA, e premiou o longa "Asas" (1927) como Melhor Filme, Frank Borzage como Melhor Diretor, por "Sétimo Céu" (1927) e, fechando a considerada "Tríade" do Oscar, "Underworld"(1927) como Melhor Roteiro Original. Emil Jannings e Janet Gaynor levaram os primeiros prêmios de Melhor Ator e Atriz. Algumas das categorias eram ramificadas em subcategorias de Comédia e Drama - como no Emmy, por exemplo, que, inclusive, se inspirou na premiação da Academia.


 Curiosamente, os vencedores e a imprensa sabiam o resultado previamente. Nas primeiras edições, a Academia notificava o ganhadores, que buscavam o prêmio na grande noite. Depois, para gerar surpresa, passaram a notificar apenas a imprensa, com o intuito de estamparem em suas manchetes do dia seguinte o resultado - Eis o mundo antes da globalização. Até que Los Angeles Times cometeu o erro de publicar a lista antes. A partir de 1941, começou a famosa abertura de envelopes na cerimônia, tirando as melhores reações de surpresa


Atualmente, a academia conta com cerca 7,000 integrantes, tanto fixos como honorários, que nomeiam os indicados e votam, contabilizando dois turnos. Primeiramente, ocorre a nomeação, onde cada integrante vota em sua área de atuação e em Melhor Filme - todos os constituintes devem possuir experiência e participação relevante em algum setor da Sétima Arte. Por exemplo, um ator vota para as categorias envolvendo atores. A lista é, normalmente, liberada em meados de Janeiro. Depois da nomeação, os jurados escolhem os vencedores.


A grande polêmica que ronda o Oscar é a falta de representatividade na premiação. No ano passado (2016), houveram apenas indicados brancos, anulando a participação de outras etnias. O "Oscar so White" gerou polêmica entre boa parte do setor e entre o público, inclusive. A academia é composta,em sua maioria, por homens brancos, com cerca de 60 anos, que deixa de fora as minorias.



"Moonlight é sucesso de crítica."
Em 89 edições, o Oscar premiou apenas 15 negros. Esse ano, a representação negra conta com três filmes concorrendo ao prêmio de Melhor Filme. "Estrelas Além do Tempo", "Um Limite entre Nós" e "Moonlight: Sob a Luz do Luar", o último sendo composto apenas por negros, desde atuação à parâmetros técnicos.

Dessa vez, leitor, não indicarei filmes ou documentários a respeito do Oscar. Acho importante variar nas mídias portanto, opto por vídeos no Youtube.


Votação do Oscar - https://www.youtube.com/watch?v=TZvEdsY__8g 


#Punk


Oscar: Origem e História da maior premiação da Sétima Arte Oscar: Origem e História da maior premiação da Sétima Arte Reviewed by Unknown on fevereiro 22, 2017 Rating: 5

30 comentários:

  1. Moonlight foi lindamente representado! Filme super emocionante mesmo. Já Fences eu não gostei tanto assim, apesar de ótimas atuações :)
    Adorei saber mais sobre o Oscar por aqui. Beijo,
    www.setevidasfelinas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na torcida por Moonlight :)

      Muito obrigada pelo seu comentário, Débora!

      Excluir
  2. Nunca tinha parado para saber a história do Oscar, é bem interessante. A forma que você explicou ficou bem detalhada, e olhe que eu pensei que esse evento (se é assim que posso chamar) teria começado agora pouco, de 2000 pra cá, mas já faz tempo kkkk. Muito bom, parabéns!

    Abraços,
    www.ocristaocriativo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Plínio
      Fico muito feliz que o post tenha trago conhecimento novo para você.
      O Oscar é bem vovô kkkk
      Agradeço o seu Feedback!

      Excluir
  3. Nunca tinha lido sobre o oscar, bem interessante :o
    E quem diria que começou a tanto tempo :o
    kkk Adorei o post! Bjuus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! O Oscar tem muita história para contar.
      Fico feliz que tenha gostado do post, Julia!

      Excluir
  4. Nunca tinha estudado essa historia ,super interessante !

    Adorei o post ,conhecimento nunca é demais .

    Beijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso objetivo com o blog é justamente agregar conhecimento.
      Alegra-me saber que você saiu com um novo e achou interessante!
      Muito Obrigada!

      Excluir
  5. Oi, Luana!
    Que história magnífica! Imagina hoje em dia se a imprensa tivesse acesso prévio ao ganhadores. Os nomes estariam no twitter na mesma hora...kkk.
    Estarei assistindo a premiação com certeza.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!
      Em questão de minutos, todo mundo já estaria compartilhando e comentando o resultado kkkk
      Estaremos na torcida do Oscar também!
      Beijos, Tatiana!

      Excluir
  6. Que post completo e informativo! Apesar de não assistir muito ao Oscar (sempre esqueço), eu gosto de saber as origens das coisas e tal. Adorei o post!

    Não sei para quem estou torcendo, mas adoraria que algum filme/ator negro ganhasse esse prêmio tão cobiçado <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara também, Luana.
      Que o Oscar de 2017 seja oinício para uma transformação de inclusão.
      E que bom que você gostou do post :)

      Excluir
  7. eu nunca assisti o oscar porque sentia um pouco de preguiça (🙈). mas também não fazia ideia de como ele tinha sido criado. amo conhecer a história das coisas e foi bem interessante descobrir como essa festividade começou. particularmente eu amo os eventos de música (Grammy e etc). mas vou dar uma chance ao Oscar, porque nunca assisti e pode ser que eu goste não é? tem os eventos passados no Youtube certo? vou começar já! bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito de música, mas quase nunca paro para assistir o Grammy...
      Vou dar uma chance para ele!
      Divirta-se com o Oscar, Isa, e obrigada pelo seu comentário!

      Excluir
  8. Adorei conhecer a historia do oscar, sempre assisto mas nunca parei para saber a historia da premiação. Adorei o post ele foi muito bem elaborado e trouxe um grande conhecimento. amei

    ResponderExcluir
  9. Amei conhecer mais um pouco do Oscar e foquei feliz por você citar a questão da quantidade mínima de negros que ganharam. Estou louca para assistir estrelas além do tempo e moonlight 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentar é o primeiro passo para mudar. Espero que, daqui para frente, a premiação englobe cada vez mais etnias diferentes.
      E claro, estamos na torcida do Oscar!
      Obrigada, Mica, e boa premiação para você!

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Que post LINDO parabéns! Eu não conhecia muito da origem do Oscar e o problema de representatividade racial é real e importante de se colocar em pauta. Sendo bem sincera, não costumo acompanhar o Oscar pq não sou muito fã de cinema, não curto os filmes que geralmente são indicados ao Oscar, mas é uma arte que tem 100% do meu respeito como todas as outras por ser muito importante pra sociedade. Até pq meu gênero favorito de filme é comédia, algo que sofre muito preconceito perante a academia. Minha praia é mais a música mesmo, mas mesmo assim sei que a premiação de música equivalente ao Oscar, o Grammy, também é muito tendencioso e tem lá seus preconceitos. Um reflexo da sociedade, né? Escancara a arrogância intelectual e preconceito racial. Sem contar que ambos não tem seus vencedores eleitos por voto popular né... enfim, desculpa textão! Quando se trata de arte eu me empolgo hausha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro textões, Julie! Hahaha
      As premiações grandes são, de fato, muito engessadas.
      A arte não é só feita por uma etnia e é importante que esses grandes eventos reflitam isso.
      Espero, de verdade, que, após a polêmica do "Oscar so White",as grandes premiações comecem a se preocupar em representatividade e inclusão.

      Curioso, você mencionou a questão do preconceito com o gênero de comédia. Charles Chaplin sofreu muitas injustiças com isso.
      Ele só ganhou o Oscar Honorário e grandes filmes como "Tempos Modernos" nem passaram perto da premiação.
      Desculpe pela reposta textão também!
      E obrigada pelo seu comentário

      Excluir
  12. Nunca me dei conta, ou parei para pesquisar sobre, mas é uma intrigante história. Pensar que um renomado prêmio ainda é tão "fechado" ao seus premiados, me dá até um certo estalo de "Como nunca reparei nisso? Estava o tempo todo aqui, mas sempre passou despercebido. Muito importante esse post, é algo que precisa ser compartilhado, precisa ser levado à frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa postura "fechada" me assusta bastante.
      Mas comentar é o início da mudança!
      Obrigada pelo seu comentário, Gabriela!

      Excluir
  13. Nao conhecia essa historia do Oscar. Achei moonlight incrível e estou na torcida.
    Estou ansiosa, já é daqui a pouco hehe
    beijos

    Follow Cíntia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, mais um para nossa torcida por Moonlight!
      Obrigada, Cíntia, e boa premiação!

      Excluir
  14. Eu sempre gostei muito do Óscar, foi até o tema dos meus 15 anos! Este ano ainda não assisti todos os filmes :( mas estou animada para a cerimônia! Adorei saber mais sobre a história

    ResponderExcluir
  15. Eu sempre gostei muito do Óscar, foi até o tema dos meus 15 anos! Este ano ainda não assisti todos os filmes :( mas estou animada para a cerimônia! Adorei saber mais sobre a história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post, Yasmin!
      Uma festa de 15 anos com tema Oscar deve ter sido muito maneira

      Excluir
  16. Post super informativo. Completinho, haha! Apesar de não ligar muito, eu acho super legal a ideia da premiação! Amei saber um pouco mais, aliás, informação nunca é demais, haha! Amei o post, parabéns!

    Bjos, Marinspira <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que o post tenha acrescentado conhecimento, Mari.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.