Ensino infantil brasileiro: a base da escada educacional

                   
Assim como vários setores de qualidade de vida no Brasil, a educação é inapta e desaprovável aos olhos da grande massa popular. Dentre os incontáveis cenários que deturpam e empobrecem a oferta de educação no país – prosseguindo a discussão iniciada ontem (15/08), com o tópico “Ditadura Militar”, que você, caro leitor, deveria ler – se situa o ensino infantil.

Em um retrato quantitativo, a  população brasileira repousa em um patamar economicamente baixo, que inviabiliza o acesso à educação. Desde muito jovem, o cidadão é barrado educacionalmente, seja por falta de infraestrutura – escolas sem verba, em estado deplorável – ou por inabilidade familiar – responsáveis legais sem renda para investimento.
Para tais, a esfera pública apresenta o projeto das creches públicas integrais. Além de, teoricamente, investir e agregar ao ensino das crianças na primeira infância, apresenta-se como “ferramenta auxiliar” para os tutores que não podem ficar com elas, por conta de seus afazeres profissionais.
Assim como boa parte dos projetos instituídos no país, as creches públicas integrais são teoricamente excelentes, mas ineficientes na execução. Similar aos outros polos educacionais, o ensino infantil carece de verba, com grades educacionais questionáveis e infraestrutura precária. Os profissionais da categoria - professores, administradores etc. – recebem salários nada condizentes com o cargo, expostos e explorados em um cenário degradante e desrespeitoso.
Como base do ciclo curricular e, principalmente, formador de cidadãos, o ensino infantil necessita ser levado responsavelmente, sob um ponto de vista pedagogo, disposto em um ambiente preparado educacional e socialmente. O indivíduo desenvolve a maior parte da sua persona, individual e social, em seus primeiros anos de vida. Corrompendo tal crescimento,  adoece o cidadão brasileiro e, consequentemente, os outros setores funcionais do país.
#Punk
Ensino infantil brasileiro: a base da escada educacional Ensino infantil brasileiro: a base da escada educacional Reviewed by Vinicius Gallier on agosto 17, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.