História e personagens da Mitologia Nórdica

Um pouco mais sobre a mitologia nórdica: sua história e personagens

                                                                                                      (Odin)


São várias as mitologias existentes pelo mundo, e o foco principal desse texto é abordar um pouco mais sobre o panteão da mitologia nórdica. Muitas pessoas conhecem apenas três do vários deuses pertecentes dessa mitologia; Odin, Thor e Loki, sendo que muitas só conheceram um pouco mais sobre a mitologia nórdica por meio da saga “Thor”, da Marvel. Entretanto, esses filmes mostram muito pouco sobre essa mitologia tão rica.
O Panteão nórdico, também conhecido como germânico, é constituído por duas famílias centrais, os Vanir – os deuses mais antigos – e os Aesir – que durante a era viking tornaram-se as divindades mais importantes. São esses últimos que formam o panteão principal dos deuses na mitologia nórdica. Segundo essa mitologia, existem alguns deuses predominantes, sendo eles Odin, seguido por suas companheiras Frigga, Frejya, Gefion, Idun, Gerd, Sigyn, Fulla e Nanna; seguidos pelos deuses Thor, Loki, Njord, Freyr, Týr, Heimdall, Vidar, Váli, Bragi, Ullr, Forseti e Haenir. Além desses deuses, há outros também, não menos importantes, mas que não são o foco descritivo dessa mitologia.
A hitória central da Mitologia Nórdica encontra-se no mito de “Ygdrasill”, que é um árvore freixo, tida pelos nórdicos como o eixo central do Universo. Segundo esse mito, os mundos subterrâneos encontram-se situados em suas raízes. “Midgard” – o mundo dos homens – localiza-se em torno do tronco da árvore. Já “Asgard” – o mundo dos deuses – situa-se nos ramos mais altos da “Ygdrasill”, onde o Sol e a Lua se encontram, junto com os muitos palácios e com o Salão dos Mortos, também conhecido como “Vallalla”, construído por Odin para os guerreiros mortos nas batalhas terem onde descansar junto com as Valquírias.
Segundo essa mitologia, Aesir é um clã de deuses que habitam “Asgard”. Os Vanir são vistos como o clã inimigo, com os quais eles guerreavam. Enquanto os Aesir são tidos como guerreiros mais fortes que seus rivais, os  Vanir eram vistos mais como deidades da natureza e da fertilidade. O clã dos Aesir é formado por figuras muito importantes na mitologia nórdica, como Odin, Frigga, Thor, Balder e Týr, mencionados anteriormente. Já no clã dos Vanir encontram-se figuras como o Deus Njord e seus filhos Freyr e Freyja, que são tidos como os deuses mais importantes desse clã e que foram dados aos Aesir logo após a “Guerra dos Deuses”, que envolveu tanto os Vanir quanto os Aesir. Além destes clãs, existem outros que também fazem parte da mitologia nórdica, como o clã das Nornas, o clã dos Iotnar e o clã dos "Dragões" 
Alguns dos principais deuses nórdicos:

 (Thor)

Jord - deusa de “Midgard”. É a deusa que permite e que faz todas as coisas crescerem na terra. Ela também é mãe de Thor, sendo Odin o pai. Diferente dos outros Aesir, ela não reside em “Asgard”, mas sim em “Midgard” para tomar conta da Terra.
Forseti – o Deus da justiça, meditação e conhecimento interior. É também uma força de paz. Ele é filho dos deuses Balder e Nanna, e era responsável por distribuir justiça e resolver as desavenças entre os deuses e os homens.
Freyja e Freyr - Ela a deusa mãe do clã Vanir, é a Deusa da sensualidade e do sexo, da fertilidade, amor, beleza e também da atração, luxúria, música e das flores. Além disso, também é a deusa da magia e adivinhação, da riqueza e, para finalizar, é a líder das Valquírias – guiam as almas dos mortos em combate. Ele é o Deus que comanda o tempo, a prosperidade, a fertilidade, a alegria e a paz. É o Deus chefe da agricultura. Filhos de Njord –  o deus do mar.  

Frigga –  é a Deusa-Mãe da dinastia de Aesir e  madrasta de Thor, ela é a deusa da fertilidade, do amor e da união, além de ser a protetora da família, das mães e das donas-de-casa, representando a doçura.
Loki –  Deus do fogo, da travessura e da trapaça. Além disso, está ligado à magia e pode assumir formas de vários animais - exceto de aves - e de ambos os sexos.
Njord –  Deus do Mar, dos ventos e da fertilidade, protetor dos pescadores e dos caçadores. Era visto como um Deus pacífico.
Odin – Principal Deus da mitologia nórdica. Seu papel, como o de outros deuses nórdicos é complexo; é o deus da sabedoria, da guerra, da morte, e também, mesmo que em menor escala, da vitória, magia, profecia , poesia e da caça.
Thor –  é o mais forte dentre deuses e homens. Simboliza a força da natureza, lançando raios com o seu martelo, o poderoso “Mjolnir”.


 (Frigga)

#Space
História e personagens da Mitologia Nórdica História e personagens da Mitologia Nórdica Reviewed by Vinicius Gallier on fevereiro 10, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.