O que as manifestações nazistas nos EUA nos mostram?

Resultado de imagem para Ku Klux Klan 2017

Estamos já no século 21, onde o nazismo é repudiado e só de pensar em Hitler, já pensamos como o pior homem que já existiu, o nazismo foi abolido na 2° Guerra Mundial; Não é o que as manifestações de 12/8 nos EUA mostram.

Supremacia branca 


É muito assustador que ainda hoje existam pessoas (muitas) que ainda acreditam na supremacia branca, que ainda existam enormes grupo influentes como a KKK, mesmo com os avanços da biologia e das ciências apontando que não há superioridade biológica nem social nos 'arianos' em relação à outras etnias e quebrando totalmente a teoria da eugenia. O discurso usado por Trump para chegar à presidência, contra os latinos, principalmente os mexicanos e sua máxima ''Faça a América grande novamente" nos lembram os discursos nazistas de purificar a raça ariana.

  Na maior parte dos casos, essas ideologias se espalham em grupos de escolaridade relativamente baixa e mostram uma grande ignorância desses grupos. Daí vêm a importância da história, filosofia e sociologia no ensino: Evitar este tipo de ignorância nociva à sociedade e incentivar a reflexão e a ética tendo como base conhecimento histórico e também científico.



A ascensão de Donald Trump à presidência



Quando Donald Trump ascende ao cargo de presidente dos EUA, através de discursos radicais e  nacionalistas, percebemos diversos grupos de extrema direita, supremacistas e neonazistas comemorarem e manifestam apoio ao Trump.

O nazismo e o racismo, na atualidade, tem (ou deveria ter) uma repressão social intensa, diminuindo as manifestações extremistas.  Porém quando uma figura com os discursos que bem conhecermos ascende ao poder, ocorre uma abertura à possibilidade de mudanças, dando forças à movimentos como os que vimos no dia 12/08/2017 nos EUA em Virgínia.
 Acontece como Slavoj Zizek menciona em uma entrevista ao programa Roda Viva, A revolução, a mudança não ocorre no ápice de crise,quando as coisas estão em seu pior momento (tendo bom e mau como subjetivos) mas sim quando ocorre uma abertura, no caso, a ascensão de Donald Trump à presidência.

Lembrando que Trump é apoiado por muitos e pelos maiores grupos antissemitas e neonazistas dos EUA, e a maior parte dos votos destinados a Trump na presidência veio destes grupos, só assim possibilitando a ascensão do magnata, como o próprio David Duke, militante neonazista e membro da KKK afirmou.


Resultado de imagem para trump make america great again
:/


Afinal, o que essas manifestações nos mostram?



Bandeiras nazistas e dos confederados sendo erguidas, tochas que se referem à KKK (Ku Klux Klan), tudo isso acontecendo em pleno século 21, onde, pelo menos na minha cabeça, e acredito que na de muitos outros, o nazismo ,o racismo e a escravidão já eram extremamente repudiados e tornados em minorias ideológicas. Os recentes acontecimentos nos mostram que a ignorância ainda prevalece e que os militantes e apoiadores da idéia, apenas 'sossegaram o facho' a espera de uma abertura para emergirem e se manifestarem. Devemos lembrar que a educação nos EUA é de péssima qualidade, gerando uma massiva ignorância e alienação.

Resultado de imagem para Imagens do protesto EUA nazista
Bandeiras dos confederados e símbolo da KKK sendo erguidas e exibido em Virgínia 




Fato que vale lembrar:



O presidente Donald Trump, sob pressão, se posicionou contra as manifestações de Charlottesville e disse que a KKK, o neonazismo e os supremacistas são maus e repugnantes, e que espalhar violência em nome de intolerância é atacar o coração da América, porém, o pai de Donald Trump era membro da Ku Klux Klan e inclusive foi preso em 1927.


#Renegado









O que as manifestações nazistas nos EUA nos mostram? O que as manifestações nazistas nos EUA nos mostram? Reviewed by Caio de Bragança on agosto 22, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.